Unidom
matematica

Quem nunca causou fascínio por dominar a matemática? Além de ser uma ciência apaixonante, possui diversas aplicações em nosso cotidiano e instiga o ser humano a usar o raciocínio lógico e ser criativo na hora de resolver problemas.

As pessoas que gostam de matemática às vezes se sente na contramão da maioria, mas a verdade é que elas possuem características valorizadas em diversas áreas profissionais, como por exemplo o gosto por desafios.

Algumas dessas carreiras inclui Sistema de Informação, Finanças e Engenharias. Se você sente afinidade com alguma dessas áreas citadas e gosta dos cálculos, veja 6 áreas em que pode se dar bem fazendo uma graduação:

1. Administração

Planejar ações de marketing, gerenciar recursos humanos e financeiros, elaborar estratégias de vendas e definir como serão distribuídos os produtos são algumas das atividades desenvolvidas por um administrador. Para isso é preciso conhecer os números: faturamento anual, a meta de vendas mensal, os custos de produção, as despesas fixas, etc. As decisões que um gestor precisa tomar em seu dia a dia se tornam mais assertivas se forem baseadas em dados, números e estatísticas.

 

2. Arquitetura e Urbanismo

Um bom arquiteto precisa entender de proporções, medidas, escalas de representação, espaços tridimensionais, perspectivas, projeções, etc. Esse profissional utiliza a matemática quando precisa fazer cálculos estruturais, dimensionar forças, desenhar uma planta e muito mais. Durante a faculdade, estuda-se muita geometria e cálculo.

 

3. Logística

O profissional da área de Logística é responsável por planejar, organizar e controlar toda a movimentação de produtos. Ele determina o que e quando precisa ser comprado, como o produto será recebido e armazenado, como deve ser embalado e como será distribuído para as lojas ou entregue para o consumidor final. A Logística se preocupa em entregar um produto de qualidade, no prazo determinado, no local desejado e ao menor custo possível. Planejar toda essa cadeia produtiva e de distribuição requer conhecimentos bastante específicos, principalmente nas áreas de administração e matemática.

 

4. Engenharia

Alguns cursos de engenharia como a elétrica e civil, aplicam princípios da matemática e física nos mais variados projetos: construção de máquinas e equipamentos, criação de novos produtos, desenvolvimento de técnicas de produção, etc. Alguns cursos de ainda possuem um número maior de disciplinas de matemática do que outros. Porém, em todos eles essa ciência é estudada e utilizada como uma importante ferramenta.

 

5. Sistemas de Informação

Neste curso, a matemática é importante tanto na parte de gestão quanto na parte de elaboração dos sistemas, utilizando, principalmente, da lógica como ferramenta de construção de algoritmos. Próximo à engenharia de computação, o curso de Sistemas de Informação lida com os problemas e soluções da informatização dos processos dentro das organizações. Nesse curso, o aluno aprende sobre gestão de sistemas de informação para construir e gerenciar bases de dados, por exemplo. É um curso extremamente requisitado no mercado de trabalho, em que a revolução da internet requer soluções rápidas e automatizadas para as situações mais adversas.

 

6. Matemática

E claro, ela, a matemática! Esse curso é para os realmente apaixonados por essa ciência e querem se dedicar integralmente aos seus estudos. Essas pessoas podem fazer o curso de licenciatura ou bacharelado em matemática. O curso de licenciatura forma professores para o ensino fundamental e médio. Já o bacharelado tem como objetivo capacitar profissionais para trabalharem com pesquisa científica e matemática aplicada. Estes dois tipos de graduação possuem um currículo quase que inteiramente voltado à matemática, com disciplinas de cálculo, geometria, trigonometria, álgebra linear, etc. A exceção fica por conta de algumas poucas disciplinas de física, computação e didática (no caso da licenciatura).

 

Esperamos que esse texto te ajude na melhor escolha do se curso, caso você goste de matemática. Boa sorte!