Unidom
pai_provedor

Se você é daqueles que pensam em planejar o futuro antes de ter filhos porque não dá para conciliar as duas coisas, pare imediatamente! Pais e mães podem, sim, dar conta da sua carreira profissional e conciliar estudos com os filhos pequenos. Prova disso é que 11,78% dos graduandos de universidades federais têm filhos e 35,39% dos estudantes trabalham, segundo pesquisa da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, realizada em 2016. Isso nos leva a crer que, seja nas faculdades públicas ou particulares, o jovem não tem deixado de investir no seu futuro. Por isso, listamos 8 dicas para conciliar essa realidade, caso você faça parte dela. Confira:

  1. Tenha confiança em você

Pode parecer óbvio, mas não é à toa que essa dica está em primeiro lugar. Infelizmente, é muito fácil perder a confiança no que está fazendo e você não quer iniciar uma graduação e deixá-la pelo meio do caminho, não é mesmo? Não tenha medo, você pode precisar de alguma ajuda e não hesite em pedir socorro aos mais chegados! De repente, fazer um curso online sobre como aumentar a confiança em si mesmo pode ser bem interessante.

  1. Estabeleça uma rotina

Atribua pelo menos um ou dois horários exclusivos para estudar. É claro que em alguns momentos essa regra será quebrada, pois as exigências de um filho em alguns casos são prioritárias. O importante é tentar manter a rotina e repor o horário perdido quando ela for quebrada.

  1. Tenha um lugar específico para estudos

Esta área deve ficar estritamente fora dos limites das crianças, para que você possa deixar seus materiais à vontade ou estudar no último lugar que você poderia sem se preocupar em ser perturbado pelos pequenos. Se você não tem um lugar como este, arranje pelo menos uma caixa onde você possa colocar todas as suas coisas no final do seu período de estudo e encontre tudo em ordem na próxima vez que você for estudar.

  1. Os pequenos podem te ajudar

Se forem grandes o suficiente, dê trabalhos domésticos para eles. Diga-lhes que a mamãe ou o papai está estudando muito e precisa de ajuda na casa. Além de conseguir dar conta da sua rotina, você estará dando noções de sociabilidade e independência para eles.

  1. Cuidado com as expectativas

É ótimo se você conseguir formar-se sem perder nenhuma matéria ou tornar-se um grande e rico empreendedor, mas a pressão que você pode colocar em si esperando grande reconhecimento para cada etapa pode ser um pouco irrealista. Dedique-se para concluir o curso e comemore cada vitória, ainda que mínima.

  1. Tenha tempo para você e para eles

A gente entende que na prática organizar-se com filhos pequenos é complicado. Mas, se você conseguir estabelecer horários para os seus estudos, para você e para estar com eles, muita dor de cabeça será evitada. Cuide-se e mantenha uma rotina de entretenimento. Por exemplo: todos os dias você pode revisar os assuntos da faculdade por umas duas horas e pelo menos o sábado ou domingo tem que fazer algo com as crianças; seja sair, ou jogar em casa. E um dia da semana tem que ser só seu, nem que seja para comer aquela torta gostosa, assistir a um filme, ou ver o pôr do sol.

  1. Peça ajuda

Se não puder pagar para ter alguma ajuda em casa, veja se você pode negociar com familiares e amigos serviços de babá, passar roupa, etc., para que você possa ter aquele importante tempo para estudos livre das crianças.

  1. Estude em dupla ou grupo

Conseguir alguém com quem estudar pode fazer toda a diferença. Se você estiver no campus procure um colega que esteja no mesmo objetivo que você e arranje horários para estudarem juntos. Se você estiver fazendo um curso à distância, faça a maioria dos fóruns, ou descubra se tem alguém mais fazendo educação à distância nas proximidades. No mínimo, ache alguém perto de casa que possa ajudá-lo a editar e revisar seus trabalhos e quem esteja interessado em ouvir o que você está fazendo.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você!