Unidom
duvida_tipo_graduacao

Você decidiu que quer cursar uma graduação, mas está em dúvida de qual modalidade é melhor para estudar? Fique tranquilo! Listamos para você o que significa cada uma delas e o público alvo mais indicado. Veja:

 

Tecnólogo

Ideal para:

Pessoas que desejam mais ênfase numa área específica.

Descrição:

A principal característica dos tecnólogos é a abordagem mais focada na área de atuação. Essa característica possibilita que o mesmo seja cursado em apenas dois anos, portanto, uma conclusão muito mais ágil. Por isso, é uma modalidade muito indicada para quem já trabalha em uma determinada área e precisa de uma formação em pouco tempo. Por exemplo, se o objetivo é trabalhar diretamente na área de marketing, é melhor fazer um tecnólogo em marketing, do que um bacharelado em publicidade.

 

Bacharelado

Ideal para:

Pessoas que desejam ampliar a sua área de atuação e que tenham disponíveis até 6 anos para estudos.

Descrição:

Formação superior abrangente, com duração que varia entre 4 e 6 anos. O bacharel estuda todas as disciplinas dentro da profissão escolhida, adquirindo conhecimento superficial sobre todas as áreas relacionadas. Enquanto o tecnólogo é apto para atuar em uma área específica, o bacharel está habilitado para diversas áreas, podendo contar com as pós-graduações para se especializar ainda mais. A grande vantagem do bacharelado é o amplo leque de opções para atuação profissional, tendo a possibilidade de mudar de área se assim desejar.

 

Licenciatura

Ideal para:

Pessoas que querem lecionar. O tempo de estudo é semelhante ao bacharelado.

Descrição:

Os cursos de licenciatura são focados em preparar profissionais aptos a ministrarem aulas no ensino fundamental e médio. O tempo de duração e a sua abrangência são similares aos bacharelados, porém, a grande diferença curricular está nas matérias de cunho pedagógico, presentes na licenciatura. Assim como os bacharéis, o formado em licenciatura pode focar, ou mudar a área de atuação por intermédio de pós-graduações (especializações). Com isso, também pode atuar como um pesquisador ou especialista técnico de um curso. Os bacharéis não podem ministrar aulas na educação básica e para que possa trabalhar no segmento acadêmico, precisa contar com uma pós-graduação lato sensu na área escolhida.

Agora que você já sabe o que significa cada um deles, é só escolher o melhor para você. Bons estudos!